Showdown!: Encontro de Gigantes

Showdown!: Encontro de Gigantes




Se você me perguntar agora qual disco eu levaria para uma ilha deserta, um único disco, neste momento, que estou mergulhado em blues, eu escolheria o álbum "Showdown!", que reúne os lendários Albert Collins, Robert Cray e Johnny Copeland. "Showdown'" não é um simples disco de blues, é um tratado, um feitiço bem elaborado por três grandes magos da guitarra. 

Albert Collins, com sua Telecaster, corta como lâmina. Robert Cray é um gentleman, com voz suave e solos elegantes. Johnny Copeland é força bruta, deslizando com seu slide guitar através das faixas. É incrível ouvir como três guitarristas, tão distintos, encontraram a química perfeita numa mistura de composições originais e releituras de clássicos do blues, como "T-Bone Shuffle" de T-Bone Walker e "Blackjack" de Ray Charles.

Originalmente lançado em 1985"Showdown!"  continua sendo um dos álbuns de maior sucesso do selo  Alligator. A sessão de gravação durou quatro dias, sem ensaios e com arranjos sendo criados na hora. Dá pra acreditar? Em 1986 ganhou o Grammy Award de Melhor Gravação Tradicional de Blues e para aqueles que gostam de um bom vinil, o disco voltou às prateleiras numa reedição, em vinil transparente, lançada em 2024. É de dar água na boca.




Se você realmente gosta de blues, este disco não pode faltar na sua discoteca, seja ela física ou virtual. Corre lá ouvir!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Bob Corritore: o gaitista das colaborações certeiras