Sobre

 Todo Dia Um Blues


Deve ser assim pra quase todo mundo, chega dezembro e começamos a fazer planos pro ano que vai chegar. Olho pela janela e vejo pessoas correndo com seus tênis e moletons novos. É dessa maneira que alguns cuidam da saúde, outros despertam velhos sonhos e a vida segue, mesmo que a empolgação não dure por muito tempo e voltamos à velha rotina. Dessa vez resolvi criar um blog. Um blog sobre o bom e velho e também novíssimo Blues.

Me chamo Osmar Santos Junior, tenho 57 anos, comecei a trabalhar com música, aos 17, em uma rádio educativa chamada Brasil 2000 FM, onde fiz muitas coisas durante trinta anos. Fui discotecário, sonoplasta, produtor, programador musical, locutor e entrevistei muitos artistas.

Na rádio Brasil 2000 FM tive contato com muitos estilos musicais, mas foi o blues que me pegou em cheio. Como sonoplasta eu era responsável pela edição de todos os programas da grade da emissora: Rock, Metal, Jazz, MPB, Reggae, Música Francesa, Latino Americana, etc. Foi pelas mãos do jornalista Luiz Fernando Vitral, o Brother Bill, apresentador do programa Blues das Sextas Feiras, que tive acesso a uma discoteca incrível de Blues. Os grandes mestres e selos como Antone´s, Alligator, Chess, fizeram meu coração bater no ritmo desse velho lamento. 

Quando também me tornei produtor e apresentador de programas, resolvi levar bandas para apresentações  ao vivo nos estúdios da rádio, ao estilo das Peel Sessions da BBC. Fiz isso por décadas e foi maravilhoso. Mais uma vez tive contato com vários estilos musicais, conheci bandas do Brasil inteiro e, no começo das anos 90, vi o nascimento de uma cena blueseira com artistas geniais como Blues Etílicos, André Christovam, Blue Jeans, Nuno Mindelis, Nasi e uma infinidade de talentos que ainda estão por  aí fazendo seu som.

O Blues também sempre esteve presente nas minhas composições. Sou letrista e já fiz músicas com muitos amigos. Tenho uma parceria incrível com Oswaldo Vecchione, líder da lendária banda Made In Brazil. Juntos fizemos o Rock da Pompéia que, apesar do título, é um blues de 12 compassos com um solo de guitarra matador de Sérgio Dias, guitarrista dos Mutantes. Também fiz todas as letras para o projeto musical Blues na Floresta, destinado a levar Blues, Arte e Cultura a crianças e adultos, Uma viagem pelas várias vertentes do Blues contando as histórias de personagens do Folclore Brasileiro, O show já percorreu diversas cidades e as músicas foram lançadas em CD, com participações especiais de Andreas Kisser, Graça Cunha, Paulo Freire, Suzana Salles, Theo Werneck e Vange Milliet.

Deve ser por isso tudo que eu queira falar de blues. Tá tudo aí. Gente nova e gente das antigas. Têm shows, podcast, o Nasi apresenta um programa de Blues na Rádio Kiss FM, o Nuno conta suas histórias no YouTube e eu quero ouvir Todo Dia Um Blues com você que tá aí do outro lado. Então, que assim seja e que assim se faça. Seja muito bem vindo (a)!


Osmar Santos Junior (Osmi)





Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Bob Corritore: o gaitista das colaborações certeiras