Cephas & Wiggins: A Magia do Blues do Piemonte

Cephas & Wiggins: A Magia do Blues do Piemonte


Foto:JAMinc


O duo formado pelo guitarrista e vocalista John Cephas e o gaitista e vocalista Phil Wiggins surgiu em 1978 e logo se estabeleceu como um dos principais representantes do blues do Piemonte, também conhecido como blues da Costa Leste ou blues do Sudeste. Esse estilo musical foi primeiramente popularizado por artistas como Blind Boy Fuller, Rev. Gary Davis, Blind Willie McTell e Blind Blake. Segundo a revista Living Blues, Cephas & Wiggins eram “a principal dupla de guitarra e gaita de blues da atualidade”.

John Cephas, nascido em Washington, DC, em 1930, em uma família profundamente religiosa, foi criado em Bowling Green, Virginia. Ele faleceu em 4 de março de 2009 e foi o fundador da Washington, DC Blues Society.

Phil Wiggins, nascido em Washington, DC, em 1954, faleceu em 7 de maio de 2024.




Em 1996, após dois álbuns de sucesso lançados pela gravadora Flying Fish, Cephas & Wiggins estrearam na Alligator Records com o álbum "Cool Down". Este álbum, que escolhi como destaque de hoje, consolidou a dupla como figuras-chave no ressurgimento do interesse pelo country blues. O sucesso de "Cool Down" e dos álbuns seguintes lançados pela Alligator ajudou a estabelecer a dupla entre os artistas acústicos mais renomados da época, ao lado de nomes como Corey Harris, Alvin Youngblood Hart, Guy Davis e Chris Thomas King.

"Cool Down" é um álbum que captura a essência do blues do Piemonte com canções que misturam elementos tradicionais e contemporâneos. As faixas variam de blues animados a baladas introspectivas, mostrando a habilidade musical e a química entre Cephas e Wiggins. A dupla  continuou trabalhando até a morte de John Cephas em 2009, deixando um legado duradouro no mundo do blues.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Jimmy D. Lane: um herdeiro do blues de Chicago