Johnny Guitar Watson: Do Blues ao Funk
Johnny Guitar Watson: Do Blues ao Funk
![]() |
Foto: Paul Bergen |
Johnny "Guitar" Watson transitou entre o blues e o funk em uma carreira que se estendeu por quatro décadas. Nascido em 3 de fevereiro de 1935 em Houston, Texas, Watson se destacou no cenário do blues da Califórnia. Alguns críticos chegam a afirmar que seu estilo único e sua performance extravagante influenciaram muitos artistas, incluindo Jimi Hendrix e Sly Stone. Frank Zappa declarou que começou a tocar guitarra depois de ouvi-lo.
Watson iniciou sua trajetória como um músico de blues, tocando guitarra elétrica no estilo de T-Bone Walker. Seu single instrumental "Space Guitar" de 1954 dá uma boa ideia da sua técnica e de como foram os primeiros anos até o sucesso de "Gangster of Love", que se tornou um grande clássico do blues.
Sua carreira teve uma grande virada na década de 70, quando fez uma transição para um som mais funk, reinventando-se criativamente. Suas músicas "Ain't That a Bitch" e "Superman Lover" se tornaram sucessos, e seu álbum de 1977, "A Real Mother for Ya", é considerado um dos seus melhores trabalhos. Este álbum é uma mistura perfeita de funk e soul, com Watson mostrando sua habilidade de criar batidas cativantes e melodias envolventes.
Watson sofreu um ataque cardíaco no palco, e veio a falecer em 17 de maio de 1996, durante uma apresentação no Japão. Mais um grande artista que deixou um legado incrível de músicas que romperam padrões e não podem ser esquecidas. Aumente o som das caixinhas e celebre Johnny "Guitar" Watson.
Comentários
Postar um comentário