Jack Owens: Bentonia Country Blues

Jack Owens: Bentonia Country Blues


Foto: William T. Geiger


Jack Owens (1904-1997), junto com Skip James, seu conterrâneo mais famoso, é um dos grandes expoentes da escola de blues de Bentonia*. Esse estilo é conhecido por suas letras sombrias e melancólicas, lidando com temas como solidão, morte e o sobrenatural. Acredita-se que o estilo Bentonia tenha suas raízes com Henry Stuckey (1897-1966), que nunca chegou a gravar.

O repertório de Owens incluía músicas de temática sombria, similar às de Skip James. Além de suas canções e dos clássicos do Delta, em suas apresentações, Owens também tocava músicas que provavelmente aprendeu com discos de artistas como Mississippi Sheiks, B.B. King, Robert Lockwood, Tampa Red e Bumble Bee Slim.



Owens ganhou maior visibilidade em 1978, quando apareceu no documentário "The Land Where Blues Began", filmado por Alan Lomax com Worth Long e John Bishop. Ele também foi destaque no documentário "Deep Blues" de Robert Mugge, em 1991. Embora relutante em viajar, Owens começou a participar de festivais fora do estado em 1988 e, posteriormente, se apresentou na Holanda, Suíça e Itália.

Hoje vamos celebrar o mestre ouvindo  "Bentonia Country Blues", lançado em 1979. Este álbum reune material que captura a essência do estilo Bentonia e destaca a habilidade única de Owens em transmitir emoções profundas por meio de sua música.

Jack Owens faleceu em 9 de fevereiro de 1997, aos 92 anos.

*Bentonia é uma cidade localizada no estado americano de Mississippi, no Condado de Yazoo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Jimmy D. Lane: um herdeiro do blues de Chicago