Flying V: Uma Joia da Gibson

 Flying V: Uma Joia da Gibson


Foto: Larry HulstMichael Ochs Archives


A Gibson Flying V é uma das guitarras mais icônicas e reconhecíveis do mundo. Lançada pela primeira vez em 1958, essa guitarra revolucionou o design com seu formato futurista e ousado em forma de "V". Embora inicialmente não tenha sido um sucesso de vendas, ela eventualmente se tornou um símbolo de inovação e estilo no mundo da música.

Apesar de seu visual futurista ser mais associado ao rock, a Flying V também encontrou seu lugar no blues, com vários artistas renomados adotando essa guitarra em suas performances e gravações:


www.Gibson.com

Albert King é, sem dúvida, um dos mais famosos usuários da Flying V e chegou até a batizar sua guitarra, dando-lhe o nome de "Lucy". Ele é conhecido por seu estilo único de tocar de canhoto com a guitarra virada para baixo, o que contribuiu para seu som distintivo no blues.

Lonnie Mack, outro pioneiro que fez da Flying V sua marca registrada, usando um modelo de 58 conhecido como "Número 7", assim chamado porque foi a sétima V a sair da fábrica da Gibson , então em Kalamazoo, Michigan.

Jimi Hendrix, embora seja mais conhecido por suas Stratocasters, também tocou uma Flying V em várias ocasiões. E pensando bem aqui, vem a mente Billy Gibbons do ZZ Top, Marc Bolan, Joe Bonamassa e tantos outros. Lembra de mais alguém? Escreva nos comentários.

A Flying V continua a ser uma escolha popular entre guitarristas de todos os gêneros, apreciada tanto por seu som quanto por seu visual distinto. Esta guitarra transcende fronteiras musicais e continua a inspirar músicos ao redor do mundo.

Pra celebrar o aniversário deste modelo tão icônico da Gibson, deixo um clássico do blues “Further On Down the Road”, com Lonnie Mack, Albert Collins e Roy Buchanan — os dois últimos conhecidos por suas Telecasters. O encontro rolou em 6 de dezembro de 1985, como parte de um concerto — realizado no Carnegie Hall de Nova York — apropriadamente chamado de American Guitar Heroes: Genuine House-Rockin' Music .





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Jimmy D. Lane: um herdeiro do blues de Chicago