BB Chung King e os Buddaheads

BB Chung King e os Buddaheads



Alan Mirikitani, também conhecido como BB Chung King, foi um guitarrista de blues rock, prodeutor e engenheiro de som. Ele fundou e operou o Dawghouse Studios em Burbank, na Califórnia, onde trabalhou com muitos artistas e gravou seus próprios trabalhos. 

No final dos anos 80 se tornou conhecido com os BUDDAHEADS, uma gíria americana para imigrantes asiáticos. Apaixonado pelo blues desde que comprou seu primeiro disco de Jimmy Reed na pré-adolescência, Mirikitani tinha claras influências de Robin Trower, Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan. A banda Buddaheads passou por várias formações e costumava se apresentar frequentemente nos bares de Los Angeles.



O álbum "Howlin' At The Moon", lançado em 2004 pela Grooveyard Records, apresenta 16 faixas com um som de guitarra alucinante. Esta compilação reúne gravações dos Buddaheads entre 2000 e 2003, além de algumas faixas criadas especialmenteânea. Mirikitani compartilhou os créditos de composição com Dennis Walker, vencedor do Grammy e do Handy, que também já produziu Robert Cray. Destaques do álbum incluem a releitura de "Mississipi Queen", do Mountain, "Dance Maria", obviamente um tributo de Alan a Jimi Hendrix e "State of Grace", com uma pegada bem Stevie Ray Vaughan. O disco termina com duas canções dedicadas aos filhos de Mirikitani: a balada instrumental "Alana" e a canção de ninar "Don't Cry".

Alan Mirikitani faleceu em 22 de julho de 2015, vítima de um ataque cardíaco enquanto trabalhava em seu estúdio. Seu legado no mundo do blues rock continua vivo através de suas gravações e da paixão que ele trouxe para a música. Que a nossa paixão pelo blues nos faça revisitar e manter viva a obra de BB Chung King


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Bob Corritore: o gaitista das colaborações certeiras