At Fillmore East: Uma Obra de Arte

At Fillmore East: Uma Obra de Arte 




Em 1971, a Allman Brothers Band estava em seu auge. Gravado durante quatro longos sets, "At Fillmore East" capturou a banda em sua melhor forma, com performances eletrizantes de canções como "Statesboro Blues", "Stormy Monday", "You Don’t Love Me" e uma versão épica de 22 minutos de "Whipping Post". 

Naquela época, a banda já estava ganhando elogios pelas apresentações ao vivo, embora seus dois primeiros álbuns, apesar de bem recebidos, não tivessem alcançado grande sucesso comercial. Foi então que perceberam a necessidade de um registro ao vivo para captar a magia que acontecia no palco. A solução foi tocar no Fillmore East de Nova York por três noites consecutivas — 11, 12 e 13 de março de 1971 — recebendo um modesto cachê de US$ 1.250 por show.

O promotor Bill Graham, grande fã da banda, já havia convidado o grupo para abrir shows do Blood Sweat and Tears em 1969 e de Buddy Guy e BB King no Fillmore West de São Francisco, em 1970. Esses shows foram cruciais para estabelecer a Allman Brothers Band e expandir seu público tanto na costa leste quanto na oeste dos Estados Unidos.

O álbum "At Fillmore East" capturou a banda em toda a sua glória e, em 1971, a Allman Brothers Band ainda entrou em estúdio para gravar um novo álbum, "Eat A Peach". Este seria o último trabalho com Duane Allman, que tragicamente faleceu em um acidente de moto em 29 de outubro do mesmo ano. Naturalmente, a tragédia aumentou o interesse pela banda, e "Eat A Peach" alcançou o Top Five quando foi lançado no início de 1972.



Ao longo dos anos, "At Fillmore East" solidificou seu lugar como um dos melhores álbuns ao vivo já lançados. Capturando a essência da banda em seu habitat natural — o palco — ele continua a ser um testemunho duradouro do talento e da paixão que definiram a Allman Brothers Band. Amplamente aclamado pela crítica desde se lançamento, também foi selecionado para preservação na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo". A nós, meros mortais, o deleite e a contemplação desta obra de arte. Aproveite!

Banda:

Duane Allman – guitarra solo, guitarra slide

Gregg Allman – órgão, piano, vocais

Dickey Betts – guitarra solo

Berry Oakley – baixo

Jai Johanny Johanson – bateria, congas , timbales

Butch Trucks – bateria, tímpanos


Músicos Convidados:

Thom Doucette – gaita em "Don't Keep Me Wonderin'", "Done Somebody Wrong", "One Way Out", "Stormy Monday" e "You Don't Love Me"

Jim Santi – pandeiro

Bobby Caldwell – percussão em "Drunken Hearted Boy" e nos shows de 12 de março começando com "In Memory of Elizabeth Reed"

Rudolph ("Juici") Carter – saxofone soprano em (apenas) ambos os shows de 12 de março, começando com "In Memory of Elizabeth Reed"

Elvin Bishop – vocais em "Drunken Hearted Boy"

Steve Miller – piano em "Drunken Hearted Boy"


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