Jimmy Page: Um Senhor Guitarrista
Jimmy Page: Um Senhor Guitarrista
![]() |
Foto: Divulgação |
Hoje celebramos o 81º aniversário de um dos maiores nomes do rock: Jimmy Page. No final dos anos 60 e ao longo dos anos seguintes, Page ajudou a moldar e definir a música que conhecemos e ouvimos hoje em dia. Yardbirds, Led Zeppelin, The Firm, Page & Plant, Coverdale & Page ou suas apresentações com o Black Crowes, são trabalhos fundamentais e inspiradores dentro do rock. No entanto, nos anos anteriores, ele já havia causado um grande impacto com seu estilo de compor e tocar guitarra. O jovem guitarrista participou de várias sessões de gravação, nos estúdios, em Londres e muitas vezes sem levar crédito algum nos discos.
Suas participações estão em faixas dos Kinks, Rolling Stones, The Who ou tocando blues, como por exemplo, com Otis Spann. Aliás, aqui temos um fato curioso. Otis Spann foi um dos maiores pianistas de blues a sair da Chicago do pós-guerra. Mas, como muitos de seus contemporâneos, como Sonny Boy Williamson II e Howlin' Wolf, quando o entusiasmo pelo blues secou na América no início dos anos 1960, ele foi quase forçado a migrar para a Europa, onde um público jovem e fresco estava pronto para recebê-lo de braços abertos. Em 1964, Page aparece tocando gaita na faixa “Stirs Me Up”. A guitarra aqui ficou por conta de um tal Eric Clapton.
Não vou contar toda a história deste lendário guitarrista e nem listar suas inúmeras participações, mas vale sim passar um tempo garimpando tudo isso. O material tá todo aí e merece ser ouvido, ou melhor, absorvido. Mas antes de encerrar, me vem à cabeça outra curiosidade interessante sobre a vida de Jimmy Page, que é seu tempo morando no Brasil. Entre 1994 e 2008, ele viveu em Lençóis, na Bahia, onde adotou uma vida mais discreta e se envolveu em projetos filantrópicos. Penso cá com meus botões: sendo o Cara tão ativo e criativo em termos musicais, será que ainda encontraremos material inédito, deste período, em seu baú de gravações? Se achar alguma coisa, me avise.
Feliz 81 Senhor Page. Vida longa!
Comentários
Postar um comentário