Janis Joplin: Kosmic Blues
Janis Joplin: Kosmic Blues
Estou ouvindo "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!", álbum que Janis Joplin gravou em 1969, com apenas 26 anos. Hoje ela faria 82 anos. Cheguei até a separar um tributo, com artistas de blues, pra destacar aqui no blog. Estava ouvindo "All Blues'd Up: Songs of Janis Joplin", de 1992. É uma boa coletânea com Etta James, Lonnie Brooks, Koko Taylor, Lu Ann Barton e outros nomes do blues, mas confesso que releituras, por mais incríveis que sejam, não dão conta daquela voz explosiva estilhaçado nos meus ouvidos. Sou apaixonado por Janis Joplin.
Depois de lançar dois álbuns e passar três anos com o Big Brother and the Holding Company, Janis se tornou a grande representante da psicodelia dos anos 60 e, quando partiu pra carreira solo, é evidente que quis explorar suas influências blueseiras. Inicialmente "Kosmic Blues" foi recebido com uma reação morna pelos críticos, que esperavam a proeza psicodélica de suas performances anteriores, mas Janis registrou nesse álbum uma das performances vocais mais maravilhosas de todos os tempos. Ouça “Maybe”, "One Good Man", "Little Girl Blue", "Work Me Lord" e deixe vir à tona emoções que você nunca conseguiria acessar sem ter a voz de Janis como guia. É de arrepiar.
O disco tem uma produção impecável e a sonoridade bem diferente da sua banda anterior. A guitarra aqui é de Mike Bloomfield, em boa parte do álbum e os músicos são excelentes, mas é sempre a voz de Janis que vem dar aquela fisgada, aquele puxão no que escondemos lá no fundo da alma.
Depois da Kosmic Blues Band, em 1970, Janis começou a trabalhar em um novo álbum com a Full Tilt Boogie Band. O resultado foi "Pearl", lançado postumamente em 1971. O álbum traz um dos seus maiores sucessos, "Me and Bobby McGee". Janis Joplin faleceu em 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, devido a uma overdose de heroína. Sua morte prematura fez dela um membro do infame "Clube dos 27", ao lado de outros grandes músicos que também morreram jovens, como Jimi Hendrix e Jim Morrison.
Fico por aqui e deixo mais um álbum, que acabo de colocar pra tocar aqui no Spotify. Talvez, por conta do seu aniversário, essa semana foi lançado "Live At The Grande Ballroom", uma apresentação lendária com Big Brother and the Holding Company. Aumente o som das caixinhas e bom show!
Comentários
Postar um comentário