Greg Wilson: Uma Vida Dedicada ao Blues
Greg Wilson: Uma Vida Dedicada ao Blues
![]() |
Foto: Divulgação |
Hoje coloquei no toca-discos o primeiro vinil da banda carioca Blues Etílicos, álbum lançado em 1987, pelo selo Satisfaction. A banda formada pelo gaitista Flavio Guimarães e por Otávio Rocha, na guitarra, trazia nessa formação o guitarrista americano Greg Wilson, Claudio Bedran no baixo, Gil Eduardo na bateria e Maurício Pinho nos teclados. Aqui a banda faz uma mistura de músicas autorais, como "Safra 63" e "O Sol Também Me Levanta", com clássicos de Freddie King, Willie Dixon, Little Walter e por aí vai. É um disco de estreia cheio de energia, a banda já tava pronta. Logo foram contratados pela gravadora Eldorado e, no início dos anos 90, já estavam entre os nomes mais importantes do blues feito no Brasil.
Esse é o primeiro disco, mas cada álbum da banda merece uma audição atenta. Além de tocar o blues como manda o figurino, ou seja, com toda a linguagem que a gente espera ouvir dentro do estilo, o Blues Etílicos também conseguiu incorporar o sotaque brasileiro ao seu som. A gente fica convencido de que o blues também é coisa nossa e eles são responsáveis diretos por isso.
Outro motivo que me levou a ouvir esse disco hoje, é que gostaria de celebrar a memória e o legado deixado pelo guitarrista Greg Wilson, que faleceu em janeiro do ano passado, aos 60 anos, após uma batalha contra o câncer. John Gregory Wilson era norte-americano, nascido no Mississipi e se tornou bacharel em música pela Universidade do Arkansas. Sua guitarra e sua voz estão ai, presentes nessa discografia maravilhosa do Blues Etílicos. Creio que o primeiro disco da banda você não vai encontrar nas plataformas de streaming, pelo menos, não de forma oficial. Se você tem um toca discos, vale fazer aquele garimpo no sebo mais próximo ou tentar descolar a versão em CD, lançado em 1997.
Pra finalizar, vou deixar a própria banda contando sua história, nesse mini documentário, que foi lançado para divulgar o box comemorativo de quando completaram 35 anos de estrada. Por enquanto é isso, veja e ouça Blues Etílicos sem moderação.
Comentários
Postar um comentário