Etta James: Blues Até os Ossos

 Etta James: Blues Até os Ossos




Etta James é uma das vozes mais poderosas  do blues. Nascida em 25 de janeiro de 1938, em Los Angeles, Califórnia, faleceu em 20 de janeiro de 2012, poucos dias antes de completar 74 anos. Ela estava sofrendo de leucemia terminal, demência e hepatite C.

Etta James começou a cantar em corais gospel aos cinco anos de idade, já fazia turnês aos 16 anos e sua primeira gravação profissional foi em 1954 com a Modern Records, depois assinou com a lendária Chess Records em 1960. e rapidamente ganhou reconhecimento com sucessos como "I'd Rather Go Blind" e "At Last"

Ao longo da carreira teve uma vida cheia de  turbulências como documentou abertamente em sua autobiografia, Rage to Survive, co-escrita por David Ritz. Publicado em 2003, o livro detalha sua vida tumultuada, incluindo suas lutas com a dependência de drogas, abuso físico e suas conquistas musicais.




Hoje escolhi um álbum, que talvez não seja o mais conhecido de sua discografia, “Blues to the Bone”, mas traz uma seleção de algumas das maiores composições de blues já escritas: "Crawlin' King Snake" de John Lee Hooker, "Dust My Broom", de Robert Johnson, "The Sky Is Crying", de Elmore James e por aí vai. São clássicos, que na sua maioria, foram gravados por vozes masculinas e, é interessante ouvir como essas músicas soam vindas de um ponto de vista feminino. Aliás, Etta foi eleita pela VH1 como a número 19 das 100 mulheres mais poderosas do Rock and Roll.

Agora é com você, eu fico por aqui, e como disse o poeta Paulo Leminski: “Perto do osso a carne é mais gostosa”. Aqui, no nosso caso, ouvindo Etta James, o blues é bem mais saboroso. Até!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Ottaviano And His Blues Band: 35 Anos de Carreira

Nuno Mindelis: Blues, não só para o Brasil!

Bob Corritore: o gaitista das colaborações certeiras