Celso Blues Boy: A Lenda do Blues Brasileiro
Celso Blues Boy: A Lenda do Blues Brasileiro
![]() |
Foto: Divulgação |
Meados dos anos 80, num pequeno bar esfumaçado em Governador Valadares, MG, a banda que está no palco toca um blues lento e Bete, a cantora, de voz anasalada, canta os primeiros versos: “Toque qualquer coisa, no meio da noite …”. Eu estou sentado, no escuro, em uma cadeira de um cinema lotado, na Avenida Paulista. Na tela, o filme Bete Balanço, de Lael Rodrigues, conta a história de uma menina que parte de Minas Gerais para o Rio de Janeiro à procura do sucesso como cantora. Débora Bloch, a atriz que dá vida a personagem Bete Balanço, não era lá uma grande cantora, mas a música me pegou em cheio. Era bem diferente dos sons que compunham a trilha sonora do filme - Barão Vermelho, Lobão, Titãs. Não me lembro se esperei pelos créditos, ou alguém me disse que a música era de um cara chamado Celso Blues Boy. A verdade é que, algum tempo depois, “Som Na Guitarra (1984)”, seu primeiro álbum, ficou por meses a fio rolando meu toca-discos.
Celso Blues Boy, nome artístico de Celso Ricardo Furtado de Carvalho, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1956. Considerado um dos maiores nomes do blues brasileiro, Celso começou sua carreira na década de 1970, acompanhando artistas como Raul Seixas (lembra do solo de "Aluga-se”?), Sá & Guarabyra e Luiz Melodia.
Em 1976, ele formou a banda Legião Estrangeira, e mais tarde, em 1978, integrou a banda Magia Branca, ambas muito prestigiadas na cena carioca. No entanto, foi a partir de 1980 que Celso ganhou maior notoriedade ao enviar uma fita para a Rádio Fluminense, no Rio de Janeiro, com um repertório voltado para o rock e blues.
Celso Blues Boy é conhecido por ser um dos primeiros artistas a cantar blues em português. Seu nome artístico é uma homenagem ao lendário B.B. King, com quem ele também teve a honra de gravar a faixa “Mississipi”, que está em seu álbum “Indiana Blues”, de 1996.
Depois de “Som Na Guitarra”, virei fã de carteirinha e, como profissional, entrevistei o Celso em vários momentos de sua carreira. Shows, ensaios e duas apresentações em um programa de rádio que apresentei nos anos 90, na Rádio Brasil 2000 FM. O cara era incrível!
Celso Blues Boy faleceu em 6 de agosto de 2012, em Joinville, Santa Catarina, devido a um câncer na garganta. Se estivesse vivo, hoje faria 69 anos. Sua influência no blues brasileiro continua viva, e sempre será lembrado como um dos maiores nomes do gênero.
Comentários
Postar um comentário